Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Oryctina eubrachioides Kuijt EN

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 22-08-2014

Criterio: B1ab(i,ii,iii,iv)+2ab(i,ii,iii,iv)

Avaliador: Raquel

Revisor: Luiz Santos

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG: Marcelo, Thiago

Especialista(s): Elsie Franklin Guimarães


Justificativa

Espécie herbácea e hemiparasita (Caires & Detke, 2013), foi coletada sobre Aspidosperma (Lombardi et al., 2005) e descrita como uma das duas espécies novas do gênero Oryctina, apresentando diferenças do gênero Eubrachion por apresentar folhas escamosas profusamente fimbriadas (Kuijt, 2000). Endêmica de Minas Gerais, ocorre na região do médio São Francisco, no município de Januária, e no Vale do Peruaçu (Andrade, 2009), em vegetação de Cerrado lato sensu (Caires & Detke, 2013). Apresenta EOO de 521 km², AOO de 16 km² e está sujeita a até cinco situações de ameaça, considerando as localidades de ocorrências. As diversas ameaças relacionadas à atividade agropecuária na região, como desmatamento, queimadas, uso e ocupação inadequados do solo, despejo contínuo de agrotóxicos e de esgoto sem tratamento, uso abusivo das águas por empresas ligadas ao agro e hidronegócio e os grandes projetos de irrigação para monoculturas de exportação agravam o imenso passivo socioambiental que historicamente se acumulou na bacia (Lima, 2003; Menezes, 2009; Carta de Januária, 2012). Essas atividades envolvem a produção da cana-de-açúcar, cereais, algodão e mamona, sendo responsáveis pelo intenso comércio na região de Januária (IBGE, 2013). Também contribuíram para a degradação dos ecossistemas da região a expansão da mineração, das hidrelétricas e a opção equivocada pelas grandes obras hídricas, como a transposição de águas do Rio São Francisco, realizada em condições de ausência de políticas públicas apropriadas ao semiárido e ao Cerrado brasileiro (Menezes, 2009; Carta de Januária, 2012). As atividades apontadas representam ameaças à espécie e implicam declínio contínuo da EOO, AOO, da qualidade do hábitat e do número de subpopulações. Portanto, são necessários esforços para o manejo adequado das atividades econômicas visando o controle das ameaças incidentes, e investimentos no planejamento de ações voltadas à conservação da espécie na natureza.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Oryctina subaphylla Rizzini;

Família: Loranthaceae

Sinônimos:

  • > Oryctina eubrachioides ;
  • > Oryctina piranii ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Referências

- Andrade, M.J.G.de; Caires, C.S.; Tun-Garrido, J. Paula, C.H.R. de; Melo, E. 2009. Loranthaceae. In: Giulietti, A.M.; Rapini, A.; Andrade, M.J.G.; Queiroz, L.P. & Silva, J.M.C.D.Plantas Raras do Brasil. Belo Horizonte: Conservação Internacional; Universidade Estadual de Feira de Santana, 496p.

- Caires, C.S. & DETTKE G.A. 2013.Loranthaceae In: Forzza, R.C. et al. (Orgs.) Lista de Espécies da Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponível em <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/jabot/floradobrasil/FB4262>. Acesso em 20 de novembro 2013.

- Carta de Januária. 2012. Carta final do III Encontro Popular da Bacia do rio São Francisco. Disponível em: < http://www.cefep.org.br/news/iii-encontro-popular-da-bacia-do-rio-sao-francisco-carta-de-januaria>. Acesso em 20 de novembro de 2013

- CNCFlora. 2013. Base de Dados do Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <www.cncflora.jbrj.gov.,br>. Acesso em 20 novembro 2013.

- IBGE. 2013. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Cidades@. Disponível em: < http://www.cidades.ibge.gov.br/>. Acesso em 20 de novembro 2013.

- Kuijt, J. 2000. Two new brazilian species of Oryctina (Loranthaceae) with a revised key to the genus. Novon 10: 391-397.

- Lima, G. S. 2003. Criação, implantação e manejo de unidades de conservação no Brasil: Estudo de caso em Minas Gerais. Tese de Doutorado. Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 76p.

Como citar

CNCFlora. Oryctina eubrachioides in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Oryctina eubrachioides>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 10/03/2015 - 16:12:53